A importância de fazer campanhas Google Ads: 5 razões

De entre as várias plataformas de anúncios disponíveis online, existem características únicas no Google (Search) que a colocam numa posição cimeira quando o principal objetivo das nossas campanhas é a conversão (vendas ou leads).

1. Elevada precisão: os anúncios aparecem a quem realmente procura por aquele produto ou serviço​

As campanhas em Google Search (comummente designadas de PPC; ou seja, pay per click), pela forma como são estruturadas permitem que os nossos anúncios sejam apresentados apenas quando há pesquisas por palavras-chave específicas. Por exemplo, se o que temos para vender são vestidos de casamento, ao escolhermos as palavras chave para essa campanha iremos certificar-nos que elegemos a correspondência de frase ou exata, para não corrermos o risco de o nosso anúncio aparecer quando alguém pesquisa por exemplo por ‘vestido de cerimónia’ ou ‘quinta para casamento’.

2. Pagamento por Clique (PPC): pagamos pelas interações de pessoas interessadas no que temos para vender​

Deve estar neste momento a questionar-se: ‘mas se só pagamos por clique, qual é o problema de os nossos anúncios aparecerem para outras palavras chave? Se não forem clicados, não pagamos.’

Ora, o problema é que os nossos anúncios devem aparecer na maioria das vezes no topo da página de resultados do Google e, para que tal suceda, devem ser o mais relevantes possível. Para serem relevantes, deve haver a maior correlação possível entre o termo de pesquisa, o texto do anúncio e a página do site para o qual direciona. Ou seja, pagamos apenas por cada clique no anúncio, mas devemos ser cirúrgicos no momento de criação das campanhas. O facto de pagarmos por clique permite-nos saber que estamos a pagar apenas pelas interações de pessoas que têm de facto interesse naquilo que estamos a comunicar (já que pagamos por uma ação concreta no nosso anúncio).

3. Resultados imediatos e monitorização contínua

A plataforma de anúncios permite-nos ver resultados imediatos e em tempo real. Tendo a possibilidade de ver como a campanha está a correr, podemos otimizá-la, melhorando o que já está a correr bem e alterando o que está a correr mal. O facto de criarmos uma campanha que, passadas algumas horas está aprovada e a gerar tráfego para o nosso site é algo maravilhoso. Claro que é importante que as páginas do nosso site estejam organicamente bem posicionadas (através do SEO), mas essas são 2 disciplinas complementares e não concorrentes. Ou seja, termos um bom SEO não implica não investir em Google Ads e vice versa.

4. Orçamentos personalizados

Não existe um preço fixo do clique pelo que, quando não há histórico de campanhas, não sabemos quanto nos vai custar cada um. Há, claro, benchmarks que nos ajudam a termos uma ideia se se trata de um setor de atividade cujo CPC é mais caro ou mais barato. Porém, o valor exato descobriremos depois de termos as campanhas ativas e após algum tempo de otimização. Podemos começar as campanhas com o investimento de 1€ por dia e podemos alterar os orçamentos quando assim desejarmos.

5. As campanhas Google Search também aumentam a notoriedade da marca

Se o objetivo principal das campanhas for notoriedade, Google Search não é a melhor opção. Há outras mais eficientes para esse objetivo, nomeadamente Youtube Ads, Display Ads e Facebook e Instagram Ads. Porém, ao fazermos campanhas de Google Search (com o intuito de converter, em leads ou vendas), estamos simultaneamente a gerar notoriedade à marca. Aparecer nos lugares cimeiros da SERP (página de resultados do motor de pesquisa) é algo que ao qual poucas pessoas ficam indiferentes.

Se quer testar campanhas Google Ads para o seu negócio, ou se já as faz mas os resultados são aquém do esperado, contacte-nos. Temos potenciado muitas marcas através das campanhas nesta plataforma de anúncios.